top of page

Crianças Viadas (Ou Quem se lembrará da criança que fomos a não ser nós mesmos?), 2023

Crianças Viadas (Ou Quem se lembrará da criança que fomos a não ser nós mesmos?)

Intervenção de Desenho em Fotografia e Desenhos

Posca sobre Pigmento mineral (Fotografia)

Grafite sobre papel sulfite em pauta (Desenho)

2023

Série de desenhos e intervenções de desenho em fotografias de homens gays brasileiros na infância (anos 90 e 2000’s), esse trabalho colaborativo esteve em exposição em INVERTIDO, segunda individual do artista, esteve em exibição na Galeria Ruy Meira, na Casa das Artes, no Pará. 


"Neste trabalho eu desenho chifres de veado em cada criança, como forma de defesa e orgulho da sua diferença, resignificando o termo “veado” que é tão usado na sociedade patriarcal e homofóbica brasileira para nos ofender desde crianças e condenar nossa espontaneidade ou tudo aquilo que tínhamos que nos fascina também com o feminino. Ou seja além de uma forte tendência de uma cultura brasileira que é homofóbica, também é machista, pois condena e coloca o feminino como um universo inferior. Mas nós sempre existimos, nascemos e evoluímos! Gênero é uma construção. Que nossa criança viada interior viva feliz hoje, longe de traumas.

Este foi um trabalho onde o artista teve apoio de pessoas de diferentes partes do Brasil, que contribuíram com suas fotos de crianças viadas para integrar esse trabalho coletivo. Entendendo e fazendo jus ao senso de comunidade e união pela causa. O artista entrou em contato com cada pessoa através da internet, e buscando pelo uso de hashtags como #criançaviada #criançaveada onde os mesmos já haviam postados em suas redes sociais. Diferentes culturas, raça e etnia, estilos, gostos, mas que compartilham em comum uma identidade e advinda desta, vivências.

Neste trabalho, o artista também integra a obra, adicionando sua própria fotografia, também a de seu primo que foi seu primeiro contato com um familiar que tinha resquícios ou leituras de uma criança queer. Trazendo e fazendo sentindo a uma linha de pesquisa que o artista começou a desenvolver posteriormente, sobre ancestralidade queer.

Composição com as obras da série Crianças Viadas, detalhe em exposição . 2023

Além das intervenções de desenho em fotografia, que remontam as "vandalizações" ou "estilizações" de fotografias que são comuns na infância e adolescência, usadas em páginas de revista de uso comum familiar, posters públicos em ruas, ou em banheiros escolares. O artista desdobrou o trabalho para criação de desenhos usando lápis e caderno pautado bem familiar e lembrando a estética e o uso destes no período escolar e da infância.

Rafael, Viada Cabelo de Cuia, da série Crianças Viadas, detalhe em exposição . 2023

img20240325_23344690_edited.jpg

Buba, Viada Mickey Mouse, da série Crianças Viadas, 2023

Hugo, Viada bebendo refri, da série Crianças Viadas, 2023

bottom of page